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Regulamento do Prêmio Marketing Contemporâneo 2025 - ABMN

1. APRESENTAÇÃO

O Prêmio Marketing Contemporâneo, agora em sua 51ª edição, é uma promoção da ABMN – Associação Brasileira de Marketing & Negócios, criada para reconhecer e celebrar as práticas mais relevantes, inovadoras e eficazes do marketing atual, gerando resultados sustentáveis.


Esta edição visa destacar produtos, serviços, projetos e iniciativas que têm transformado o cotidiano da sociedade, ações essas que empregam estratégias alinhadas a novas tecnologias, a mudanças no comportamento do consumidor, às melhores práticas e aos princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e ética (agenda ESG).


Uma das categorias pretende premiar um(a) Executivo(a), o Jovem Talento e o(a) Líder Transformador(a) por sua atuação inovadora e inspiradora. A empresa candidata poderá inscrever casos implementados a partir de janeiro de 2023, e que tenham notadamente contribuído para seu desempenho empresarial. Poderá candidatar-se ao Prêmio Marketing Contemporâneo qualquer empresa instalada no país, devendo se inscrever em conformidade com o Regulamento do Prêmio, disponível no site https://premio.abmn.com.br.

2. CATEGORIAS

O Prêmio Marketing Contemporâneo 2025 conta com 13 categorias. Importante salientar que não existe a obrigatoriedade de premiação de todas as categorias, pois isso dependerá da qualidade de apresentação e da própria relevância dos casos apresentados no processo de inscrição, segundo o parecer dos jurados.

  1. 1. Colaboração Estratégica e Aliança de Valor
    Esta categoria celebra parcerias que vão além de acordos superficiais, focando em colaborações estratégicas e alianças de valor que geraram resultados sutentáveis. Reconhecemos a união inteligente entre marcas, empresas ou instituições, onde a integração e a sinergia foram cruciais para alcançar objetivos mútuos. Isso inclui projetos conjuntos, codesenvolvimento, licenciamento de marcas ou qualquer iniciativa onde a combinação de recursos, conhecimentos e públicos-alvo resultou em valor agregado significativo para as partes envolvidas e, principalmente, para o consumidor final. Esperamos casos em que a parceria foi mais do que a soma das partes, criando um impacto inovador no mercado.

  1. 2. Marketing de Experiência
    O Marketing de Experiência premia iniciativas que transcendem a comunicação tradicional, focando em criar experiências memoráveis e sensoriais que conectam os consumidores às marcas de forma mais profunda. Abrange eventos, instalações interativas, ativações em pontos de venda, realidade aumentada ou virtual, e qualquer outra estratégia que mergulhe o público no universo da marca. O objetivo é despertar emoções, envolver os sentidos e construir uma relação duradoura baseada em vivências únicas. A chave é proporcionar uma jornada que impacte o consumidor, transformando a interação com a marca em algo inesquecível e pessoal.

  1. 3. Desenvolvimento de Produto ou Serviço
    Esta categoria destaca o processo completo de criação, validação e lançamento de um novo produto ou serviço inovador. Reconhecemos a excelência desde a concepção da ideia, passando pela pesquisa de mercado, prototipagem, testes, e o planejamento estratégico para sua introdução bem-sucedida. Consideramos o diferencial competitivo, a resolução de problemas do consumidor, a escalabilidade e o impacto no mercado. Serão premiadas as iniciativas que demonstram uma compreensão profunda das necessidades do público-alvo, agilidade no desenvolvimento e uma execução impecável para entregar solução relevante e de alto valor.

  1. 4. Branded Content e Storytelling
    Branded Content e Storytelling premia projetos que utilizam narrativas autênticas e conteúdos originais para criar conexões emocionais com o público. Esta categoria celebra a arte de contar histórias, algo que vai além da publicidade tradicional, agregando valor e entretenimento ao consumidor. Reconhecemos campanhas que desenvolveram filmes, séries, podcasts, artigos ou outras formas de conteúdo que, de forma sutil e envolvente, comunicam os valores da marca, constroem sua identidade e estabelecem um vínculo genuíno com a audiência. O foco é na qualidade da narrativa e na capacidade de gerar identificação e engajamento duradouro.

  1. 5. Estratégia de Lançamento ou Tração
    A Estratégia de Lançamento ou Tração celebra planos bem-sucedidos de introdução ou ganho de mercado de novos produtos, serviços ou marcas. Esta categoria avalia a inteligência por trás do posicionamento, da comunicação, da segmentação e das táticas utilizadas para gerar conhecimento, adoção e crescimento. Reconhecemos campanhas que demonstraram criatividade e eficiência na conquista de fatias de mercado, seja por meio de lançamentos disruptivos ou por estratégias de tração que impulsionaram significativamente a presença e reconhecimento da marca junto ao público-alvo.

  1. 6. Comunicação Integrada
    Comunicação Integrada premiará iniciativas que se destacam por alinhar múltiplos canais de comunicação de forma eficiente, garantindo consistência e sinergia na mensagem da marca. Esta categoria valoriza a habilidade de conectar de forma offline e online, ações de relações públicas, publicidade, mídias sociais, marketing de conteúdo e outros pontos de contato, criando uma experiência coesa e impactante para o consumidor. Buscamos campanhas que demonstram um planejamento estratégico robusto, execução impecável e a capacidade de entregar narrativa unificada que ressoa em todas as plataformas e audiências.

  1. 7. Marketing de Influência
    A categoria de Marketing de Influência reconhece estratégias que utilizam influenciadores ou criadores de conteúdo para amplificar a presença da marca e engajar audiências de forma autêntica. Premiaremos campanhas que demonstraram ter planejamento cuidadoso na seleção de parceiros, criatividade na produção de conteúdo e resultados mensuráveis em termos de alcance, engajamento e impacto nas vendas ou percepção da marca. Buscamos casos em que a parceria foi genuína e a mensagem do influenciador se alinhou aos valores da marca, gerando confiança e credibilidade junto ao público.

  1. 8. Marketing de Impacto com Baixo Orçamento
    Esta categoria celebrará casos de alto impacto executados com recursos financeiros reduzidos. Esta categoria reconhece a criatividade, a inteligência estratégica e a eficiência na maximização do retorno sobre o investimento. Buscamos projetos que demonstraram que grandes ideias não dependem de grandes orçamentos, mas sim de inovação, inteligência na alocação de recursos e uma compreensão profunda do público. Serão premiadas campanhas que, apesar das limitações orçamentárias, alcançaram resultados notáveis e geraram impacto significativo no mercado ou na percepção da marca. Uma categoria típica para a participação de pequenas e médias empresas.

  1. 9. Inovação com IA e Tecnologia
    A categoria Inovação com IA e Tecnologia premia o uso criativo de inteligência artificial (IA), big data, automação ou outras tecnologias emergentes em ações de marketing e negócios. Reconhecemos projetos que exploraram o potencial dessas ferramentas para otimizar processos, personalizar experiências, analisar dados de forma inteligente, prever tendências ou criar soluções disruptivas. Buscamos casos que demonstraram como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para impulsionar a inovação, a eficiência e a conexão com o consumidor, resultando em avanços significativos para a marca ou empresa.

  1. 10. Meio Ambiente e Sustentabilidade
    A categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade reconhecerá campanhas e projetos que promovem ativamente práticas sustentáveis e o respeito ao meio ambiente. Buscamos iniciativas que demonstram um compromisso genuíno com a responsabilidade ambiental, seja através de campanhas de conscientização, o desenvolvimento de produtos ecológicos, a implementação de processos sustentáveis ou a redução do impacto ambiental das operações. Esperamos casos que não apenas comunicam um propósito, mas que efetivamente contribuem para um futuro mais sustentável, inspirando e educando o público sobre a importância da preservação ambiental.

  1. 11. Responsabilidade Social
    A categoria de Responsabilidade Social premiará ações de marketing e negócios com foco em inclusão, diversidade, educação, saúde ou desenvolvimento social. Reconheceremos campanhas que utilizaram o poder do marketing para gerar um impacto positivo na sociedade, abordando causas importantes e promovendo a equidade. Serão valorizados projetos que não se limitam à doação de recursos, mas que também engajam o público, conscientizam e fomentam a mudança social de forma significativa e duradoura. Buscamos iniciativas que demonstram um compromisso autêntico com o bem-estar da comunidade e a construção de um mundo mais justo e inclusivo.

  1. 12. Neuromarketing
    A categoria premiará iniciativas que aplicaram conceitos de neurociência para influenciar decisões de consumo e comportamento do consumidor. Queremos identificar a utilização de informação sobre o funcionamento do cérebro humano para otimizar estratégias de marketing, desde o design de produtos e embalagens até a comunicação e a experiência do cliente. Buscamos casos que demonstram como o entendimento de processos cognitivos e emocionais pode levar à criação de campanhas mais eficazes, personalizadas e impactantes, resultando em conexão profunda e relevante com o público-alvo.

  1. 13. Personalidade Inspiradora
    A categoria Personalidade Inspiradora reconhecerá pessoas — sejam Executivos(as), Jovens Talentos emergentes ou Lideranças Transformadoras — que se destacam por sua atuação inovadora e inspiradora no cenário de marketing e negócios de suas empresas. Premiaremos aqueles que, através de sua visão, liderança e impacto, moldaram o futuro de suas empresas ou do setor. Buscamos a indicação de profissionais que demonstraram criatividade, resiliência, ética e capacidade de influenciar positivamente suas equipes e o mercado, servindo como um modelo e fonte de inspiração para outros. A indicação para um(a) profissional concorrer na categoria de personalidade inspiradora deverá ser feita por uma pessoa jurídica.

    Como orientação adicional para esta categoria, esperamos conhecer pessoas que, por suas conquistas e lições de liderança em suas áreas de atuação, contam boas histórias e felizes experiências que transformaram o mercado. Por exemplo:

    a) Executivos(as) de Destaque –
    profissionais em cargos de comando que implantaram estilos de gestão diferenciados e positivos nas organizações em que atuam.

    b) Jovens Executivos – empreendedores ou CEOs que imprimem sua marca tendo visão adequada do mercado em que atuam, e motivados pelos valores positivos e por resultados.

    c) Líderes transformadores – profissionais de destaque que, ao longo de suas respectivas trajetórias, construíram uma imagem admirável junto à comunidade do segmento de atuação.
3. INSCRIÇÕES

A inscrição ao Prêmio Marketing Contemporâneo 2025 implica na ciência e na concordância das condições e normas do presente regulamento, por parte da empresa ou organização candidata. Somente serão aceitos os casos que foram desenvolvidos (realizados) a partir de janeiro de 2023.

A inscrição somente será aceita quando proposta por uma empresa instalada no Brasil. Essa inscrição poderá ser realizada pela empresa que deseja apresentar o caso próprio, por ela criado e desenvolvido OU, em outra situação, por uma agência especializada (comunicação, marketing, publicidade, propaganda) que deseja apresentar o caso desenvolvido para uma empresa-cliente.

Cada empresa (CNPJ) estará limitada à inscrição de até 5 (cinco) casos. No valor da inscrição são aplicados descontos progressivos para as empresas ou organizações que inscreverem mais de um caso, conforme tabela a seguir. Cabe considerar que o desconto é aplicado apenas no pacote de casos em um mesmo processo de inscrição.

Por exemplo: se um CNPJ seguir o processo de inscrição para três casos, será aplicado o desconto mostrado na tabela. Porém, se posteriormente decidir seguir novo processo para inscrever mais dois casos, então será aplicado o desconto apenas para o pacote de dois casos. Com isso, sugerimos que seja otimizado o custo com a inscrição do pacote total de casos que a empresa pretenderá inscrever ao prêmio Marketing Contemporâneo 2025.

No processo de inscrição, a empresa interessada apenas fará seu cadastro, indicará a quantidade de casos a que tem interesse em apresentar, e complementará com o pagamento segundo a tabela indicada. A apresentação de cada caso inscrito e a seleção da categoria de interesse será realizada posteriormente, pela opção UPLOAD do site.

As empresas associadas da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), ABAP (Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário) e do SINAPRO/FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda) contarão com o mesmo perfil de descontos que as empresas associadas da ABMN (Associação Brasileira de Marketing & Negócios).

Associado

Quantidade Valor por caso Valor total
1 caso R$1.200,00 -
2 casos R$1.100,00 R$2.200,00
3 casos R$1.000,00 R$3.000,00
4 casos R$900,00 R$3.600,00
5 casos R$800,00 R$4.000,00

Não-Associado

Quantidade Valor por caso Valor total
1 caso R$1.600,00 -
2 casos R$1.500,00 R$3.000,00
3 casos R$1.400,00 R$4.200,00
4 casos R$1.300,00 R$5.200,00
5 casos R$1.200,00 R$6.000,00

O processo de inscrição e o pagamento serão realizados pelo site https://premio.abmn.com.br. Ao demonstrar interesse na inscrição, haverá uma sequência de telas com o seguinte propósito:

⦁ Cadastrar a empresa proponente do caso (ou dos casos);
⦁ Informar dados de referência da pessoa responsável pela inscrição, a qual poderá ser contatada pela ABMN, se necessário;
⦁ Seguir informando ser OU não associada a uma das entidades listadas, bem como indicar a quantidade de casos que deseja inscrever nesse processo;
⦁ Ao avançar, haverá um quadro-resumo desse processo de inscrição e a opção de pagamento, que poderá ser por boleto bancário ou por cartão (VISA, MASTERCARD ou AMEX). Se escolhida a opção boleto, por exigência operacional do sistema de pagamentos STRIPE, deverão ser novamente inseridos os dados da empresa. Na tela a empresa receberá um quadro informativo sobre a geração do boleto e a opção de download. Além disso, será encaminhado um email de confirmação, informando o número de inscrição (exigido para o processo de upload – apresentação de cada caso);
⦁ Enquanto o boleto não for pago, a inscrição é considerada pendente, bloqueando a quantidade de casos que ali estão referenciados. A empresa somente poderá inscrever novos casos que, somando-se aos que estão bloqueados pelo boleto, não ultrapasse de cinco. Se o boleto não for pago no prazo, a inscrição para esses casos será cancelada;
⦁ Se a opção de pagamento for com cartão de crédito, ao final da operação a empresa receberá um email de confirmação (operação bem-sucedida), no qual constará a quantidade de casos inscritos e um número de inscrição (que será exigido no processo de upload dos casos).


A apresentação de cada caso inscrito deverá seguir as regras determinadas a seguir (item 4) e será realizada pelo site da premiação (https://premio.abmn.com.br). Atenção aos prazos limites de inscrição e de apresentação dos casos concorrentes. Conferir todas as etapas e as referentes datas no cronograma da premiação (item 7).

Importante sobre o pagamento e limite de inscrições:

Caso a opção de pagamento escolhida seja boleto bancário, o prazo para a compensação pode levar até 3 dias úteis. Durante esse período, o sistema reserva sua inscrição temporariamente.

Se o limite de inscrições for atingido enquanto a compensação do seu boleto ainda estiver pendente, aguarde o prazo de até 3 dias úteis para uma nova tentativa de inscrição, caso o sistema libere novamente a vaga.

Para pagamentos via cartão de crédito ou outros métodos instantâneos, o status é atualizado em até 6 horas. Recomendamos que você acompanhe o status da sua inscrição e, caso não seja confirmada nesse prazo, aguarde 6 horas antes de tentar uma nova inscrição, caso o limite de casos tenha sido atingido.

4. FORMATO E ENTREGA DOS CASES

Após o processo de inscrição (cadastro e pagamento) ter sido finalizado, a empresa proponente apresentará um relatório (formato pdf) para cada caso, utilizando para isso a opção de “upload” no site do prêmio (https://premio.abmn.com.br), o qual necessariamente deverá seguir o modelo abaixo discriminado.

⦁ Nº de páginas com logo da empresa: 8 (mínimo) a 15 (máximo) – Anexos não computados;
⦁ Rodapé (em todas) com o texto: “PRÊMIO MARKETING CONTEMPORÂNEO – 2025 – ABMN”
⦁ Tipo e tamanho do arquivo: formato PDF (até 8MB) – Anexos computados;
⦁ Encaminhar ao email ⦁ premio2025@abmn.com.br a logomarca da empresa candidata – em policromia e meio digital, nas extensões de Adobe Illustrator (AI), PDF ou PNG., indicando no email o CNPJ e o número de inscrição.

⦁ ESTRUTURA DO RELATÓRIO
Nome da empresa proponente do caso
Introdução – breve apresentação institucional da empresa proponente (máximo de 30 linhas);
Nome e breve apresentação institucional da empresa referência do caso (na hipótese de uma agência de publicidade propor ao prêmio um trabalho realizado para empresa-cliente e/ou parceira)
Nome, email e telefone da pessoa de contato (caso seja necessário esclarecimento pela ABMN);
Título do caso;
Categoria na qual o caso estará inscrito;
Síntese do caso (entre 20 e 30 linhas);
Cenário – análise do ambiente, fatores críticos de sucesso, riscos e oportunidades;
Soluções – estratégias e ações implantadas, descrição da operacionalização das ações e elementos que mereçam destaque na forma como os processos afins ao caso foram conduzidos;
Resultados – informações qualitativas e quantitativas quanto aos impactos positivos na imagem da marca e posicionamento da empresa no mercado (aqui se trata da empresa referência do caso). A fim de preservar da concorrência dados sigilosos, os resultados podem também ser apresentados em percentuais de ganhos/resultados, produtividade e/ou outros indicadores relevantes;
Anexos – Cópias das peças publicitárias, institucionais e/ou materiais de comunicação, veiculadas em quaisquer meios, bem como filme/vídeo publicitário e/ou institucional (devem estar em plataforma Youtube ou Vimeo, fazendo constar cada link no relatório)

5. JULGAMENTO

Os casos inscritos serão avaliados por uma banca de especialistas do mercado, valendo para todas as categorias. A condição orientadora na distribuição dos casos para julgamento é de que os avaliadores não sejam concorrentes, funcionários ou prestadores de serviço da empresa cujo caso deverão avaliar.
De forma aleatória, cada caso será julgado por três profissionais, valendo como resultado a pontuação média. Os três casos, em cada categoria, melhor avaliados (desde que somem mais de 70 pontos) serão considerados vencedores. O de maior pontuação, que será chamado de Original, somente será anunciado na cerimônia de celebração do prêmio Marketing Contemporâneo 2025.
A avaliação será com base nos seguintes critérios (Total: 100 pontos):

⦁ Inovação e Originalidade (20 pontos)
Descrição: Avalia o grau de novidade, criatividade e diferenciação da abordagem, ideia ou solução apresentada. O quão disruptivo ou único o caso foi em seu mercado ou segmento. Considera a capacidade de pensar “fora da caixa” e de criar algo genuinamente novo.
Perguntas-chave: A solução apresentada é inovadora? Ela se destaca de outras iniciativas no mercado? Houve pensamento criativo e original na concepção?

⦁ Estratégia e Planejamento (25 pontos)
Descrição: Analisa clareza, coerência e adequação da estratégia adotada. Verifica se os objetivos foram bem definidos, se pesquisa e diagnóstico foram robustos, e se o plano de ação foi lógico, bem estruturado e alinhado aos objetivos de negócio e marketing.
Perguntas-chave: Os objetivos eram claros e mensuráveis? A estratégia foi sólida e bem fundamentada? O planejamento demonstrou um entendimento profundo do mercado e do público-alvo?

⦁ Execução e Qualidade (20 pontos)
Descrição: Mede eficácia e qualidade da implementação do caso. Considera também a excelência na entrega, atenção aos detalhes, gestão de recursos (incluindo orçamento, quando relevante para a categoria), e a capacidade de superar desafios operacionais.
Perguntas-chave: A execução foi impecável e altamente profissional? Houve coerência entre o planejado e o executado? A qualidade da entrega final foi alta? Os recursos foram bem otimizados?

⦁ Resultados e Impacto (30 pontos)
Descrição: Avalia o alcance dos objetivos propostos e o impacto mensurável do projeto. Este é o critério de maior peso, pois mede o sucesso e a efetividade das ações. Inclui métricas quantitativas (ROI, vendas, engajamento, alcance etc.) e qualitativas (melhora da reputação, feedback do cliente etc.).
Perguntas-chave: Os objetivos foram alcançados? Quais foram os resultados concretos e mensuráveis? O projeto gerou um impacto significativo para a marca/empresa, para o público e/ou para a sociedade (dependendo da categoria)? O ROI foi positivo?

⦁ Relevância e Coerência com a Categoria (5 pontos)
Descrição: Verifica se o caso se encaixa perfeitamente na descrição da categoria selecionada e se aborda os pontos essenciais que a categoria propõe. Garante que a inscrição está na categoria correta e que o relatório foca nos aspectos mais importantes para aquela premiação específica.
Perguntas-chave: O caso está claramente alinhado com a definição da categoria? O relatório destaca os elementos chave que a categoria busca premiar?

Os avaliadores poderão, a seu livre arbítrio, fazerem uso de critérios adicionais orientadores do julgamento, entre eles: Inovação em qualquer fundamento das estratégias de Marketing que tenha contribuído para o resultado alcançado; adequação, ousadia e criatividade das estratégias empregadas; posicionamento mercadológico e conceitual que agrega valor à marca; indicadores que mostrem melhores resultados empresariais; práticas de governança corporativa, e ainda; medidas sociais e ambientais para a competitividade e sustentabilidade da empresa.
Como ordem de desempate entre casos de mesma pontuação em uma categoria, usaremos a pontuação obtida em cada critério, na seguinte ordem: Resultados e Impacto; Estratégia e Planejamento; Inovação e Originalidade; Execução e Qualidade, e; Relevância e Coerência com a Categoria. Caso ainda permaneça o empate, será considerado vencedor o caso que primeiro foi submetido pelo sistema de upload do site do prêmio.

6. PREMIAÇÃO

Até três casos poderão ser premiados por categoria, sem ordem de ranking, e divulgados pela ABMN através de seus canais de mídia social, previamente à data de celebração do prêmio.

Vale lembrar que, na hipótese de nenhum caso inscrito em uma determinada categoria alcançar a pontuação mínima de 70 pontos, esta categoria ficará sem indicação ou premiado.

Os casos premiados em uma categoria receberão o prêmio Marketing Contemporâneo 2025, um certificado e destaque nas redes sociais e no site da ABMN. Porém, aquele que obteve a maior pontuação será divulgado no momento da premiação e receberá o Marketing Contemporâneo 2025 Original.

7. CALENDÁRIO

Divulgação e lançamento: 24/julho/2025
Início das inscrições e upload: 28/julho/2025
Fim do período de inscrições: 26/setembro/2025
Auditoria (*): 29/setembro/2025 a 15/outubro/2025
Comissão Julgadora: 16/outubro/2025 a 14/novembro/2025
⦁ Anúncio dos finalistas de cada categoria: 19/novembro/2025
⦁ Cerimônia de Premiação (**): a definir a data e o local – dezembro/2025

(*) A auditoria citada corresponderá à avaliação, pela ABMN, quanto à conformidade dos relatórios submetidos no período de inscrição em relação ao regulamento. Qualquer não conformidade ou motivo de força maior (manifestações antiéticas ou antissociais sociais, tais como racismo, injúria, preconceito, xenofobia etc.) será motivo de desclassificação prévia, antes do julgamento.

(**) As informações sobre a cerimônia de premiação serão divulgadas imediatamente após o encerramento das inscrições e apresentação dos casos inscritos.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os inscritos concordam em ceder os direitos de divulgação dos conteúdos dos casos à ABMN.
As empresas vencedoras receberão seus prêmios através de um membro da sua Diretoria da ABMN ou representante por ela indicado.

Em nenhuma hipótese haverá divulgação dos casos não premiados e, também, a ABMN não tornará pública a relação dos concorrentes inscritos.

A ABMN promoverá ampla divulgação do “Prêmio Marketing Contemporâneo”, e se reserva no direito de publicar e divulgar os cases vencedores, em qualquer mídia e em eventos promovidos pela entidade – tanto no Brasil quanto no exterior-, e disponibilizá-los no acervo digital da ABMN).

Para o evento de premiação, as empresas vencedoras receberão 5 convites cada uma, podendo adquirir convites adicionais até cinco dias antes da data da celebração. O valor de cada convite será estipulado quando da divulgação dos casos vencedores.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o email: premio2025@abmn.com.br.

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